Justificativa

Postado por em março 10, 2016 em Projeto Pedagógico |

Justificativa

Estudantes de várias Escolas Adventistas do Brasil responderam a uma pesquisa sobre Criacionismo. A questão era: “Relacione evidências (argumentos científicos) que mostram que o Criacionismo é uma teoria confiável”.

59,17% responderam fundamentadas na fé, 39,97% em opiniões pessoais e apenas 0,86% em evidências científicas.

Diante desse quadro, a Rede de Educação Adventista, em parceria com a Casa Publicadora Brasileira, estabeleceu a meta de auxiliar os alunos a compreenderem o Criacionismo sob o ponto de vista científico.

Para esse projeto, criou-se materiais para atender alunos e professores. Ele é composto de:

São oito fascículos anuais, atendendo aos dois segmentos da Educação Básica, sendo:

  • 4 revistas para o nível 1, para alunos até o 5º ano,
  • 4 revistas para o nível 2, do 6º ano ao Ensino Médio.

história da vida volume 1  Pages from 33996_HV_N2_Vol1_2016

Cada revista apresenta um tema central com diversas informações sobre o assunto. Os temas sobre o criacionismo são apresentados de maneira clara e didática.

  • Projetos e Atividades Pedagógicas para serem desenvolvidos em sala de aula e/ou capela;
  • Sugestão de um ou mais paradidáticos para aprofundar o conteúdo;
  • Mídias, projeções ou textos para enriquecer ainda mais a sua aula;
  • O PDF da revista poderá ser utilizado como recurso visual para introduzir o assunto em sua sala.

Sob a orientação e acompanhamento da coordenação, orientação, direção escolar e/ou capelão, poderão ser realizadas atividades como:

  • Encontro de Criacionismo – para alunos, comunidade, jovens cristãos etc. (A escolha de palestrantes e a organização do evento são fundamentais para o sucesso do encontro).
  • Grupo de estudos – tendo como tema os assuntos abordados na revista poderá envolver professores das diversas áreas (Ciências, Humanas, Linguagens).
  • O grupo pode se reunir quando receber a revista, explorar o assunto e traçar metas para apresentação do tema aos alunos.
  • Gincanas e concursos – de textos, poesias, informações científicas, cartazes, etc.
  • Cada turma poderá explorar o assunto da revista e divulgar suas pesquisas aos colegas.
  • Capela ou Seminário – um dos horários da capela poderá ser dedicado ao estudo, esclarecimento de um ou mais assuntos abordados na revista.
  • Jornal – as aulas de Língua Portuguesa, que tem como projeto a elaboração de textos jornalísticos, poderão aproveitar os temas para que os alunos pesquisem, entrevistem, debatam o assunto e publiquem as suas conclusões.
  • Clube de Ciências – cada sala poderá organizar um Clube de Ciências no qual, uma vez por mês, os alunos possam se reunir para discutir, pesquisar, realizar projetos sobre os temas abordados e outros mais.
  • Cantinho de Ciências – as classes das séries iniciais podem ter um espaço para fixação de cartazes, organização de textos e livros sobre o assunto, exposição de objetos etc.
  • Gincanas e concursos – de textos, poesias, informações científicas, cartazes etc.

 

Caso a sua Escola ou Campo esteja trabalhando diferente, envie estas informações para que seus colegas também possam compartilhar de suas experiências e ampliar o leque de opções. Entre em contato.

 

Imagem: BillionPhotos.com / Fotolia